quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Benfica goleado (5-1) em Atenas


Nem sei bem o que pensar, a minha alma diz que “foi só este…”, mas a minha cabeça, já começa a pensar seriamente em contratar alguém para matar o QUIQUE…
Como é possível que uma equipa como está, que tem um plantel de 1º linha, que tem condições de treino como poucos… ordenados que bem… acho que nem vale a pena falar… Como é possível levar 5 BATATAS desta maneira…Como se diz ser benfiquista não é fácil.

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL


Hoje em dia e cada vez mais se nota a nossa indecisão em relação ao nosso futuro profissional; para que isso não aconteça será necessário que cada um de nós antes de ingressar no ensino superior deve fazer orientação vocacional.(e não pensem que quem faz isso é um Idiota… “e agora alguém está a pensar… eu não sou assim J”)
A orientação vocacional é uma actividade de aconselhamento feita pelo psicólogo destinado a todos os indecisos, a fim de nos ajudar a tomar decisões ligadas à nossa futura vida profissional.
Processa-se em três planos: estimular os esforços activos de informação sobre as profissões, sobre as carreiras e sobre nós, ajudar a obter esclarecimentos sobre as formações, as exigências das profissões, as formações e as saídas; elaborar dados descritivos sobre as aptidões, a personalidade, os interesses e as motivações que temos, e perspectivar com podemos com as informações atingir os nossos planos de formação e de carreira.
São objectivos da área de orientação vocacional: vivermos as situações de aprendizagem favoráveis à realização de opções profissionais racionais; levar-nos a reconhecer a importância da escolha profissional e a necessidade de informações educacionais e profissionais; desenvolver atitudes de valorização do trabalho como meio de realização pessoal e factor de desenvolvimento social; preparar-nos para participar no mundo do trabalho (ou seja preparar para a vida dura); criar condições para que possamos fazer uma escolha profissional adequada por meio de autoconhecimento.
A orientação vocacional também permite desenvolver o nosso autoconhecimento, podemos desenvolver habilidades de comparar, seleccionar, classificar, ordenar, hierarquizar e processar informações úteis às opções vocacionais; identificar e actuar sobre factores que interferem na nossa futura profissão.
E mais do que tudo permite, que não façamos “figura de urso” a quando da escolha do curso, irmos sem enganos para o que queremos de verdade, e eliminar a ideia errada que temos de certos cursos.
Lá por terem um nome muito fixe, não quer dizer que seja bom, e mais que seja fácil, como muitos pensam.
Resumindo, não vamos ser parvos… Vamos acertar a PRIMEIRA.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Anorexia Mental

Restrição alimentar voluntária induzida pelo medo de engordar.
Este transtorno ocorre principalmente nos adolescentes, sobretudo originários de meios socioeconómicos favorecidos. A prevalência é de 1 por cento das mulheres entre 16 e 25 anos; um caso em cada dez é do sexo masculino.
Os três principais sinais são: a anorexia (conduta voluntária de restrição alimentar com uma luta activa contra a fome); um emagrecimento; uma amenorreia (ausência de ciclo menstrual).
As principais complicações são a caquexia (fase terminal de emagrecimento com esgotamento do organismo) e os transtornos hidroelectrolíticos.
A mortalidade é de 5 por cento aos 5 anos, mas pode subir para 15 por cento aos 15 ou 20 anos. As tentativas de suicídio envolvem 20 por cento dos pacientes.
Num terço dos casos, a cura é incompleta com dificuldades psicológicas e condutas alimentares atípicas.
A hospitalização é necessária (ás vezes de urgência em caso de perigo imediato para a vida da paciente) com uma separação momentânea da família.
Em seguida é necessário e urgente o acompanhamento psicológico com terapia familiar
.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Será verdade??? "Dura Realidade"



Frases imortais! É sempre bom recordar...

"Finalmente, a água corrente foi instalada no cemitério, para satisfação dos habitantes." - Presidente da Junta da Freguesia do Fundão

"TENHO O MAIOR ORGULHO DE JOGAR NA TERRA ONDE CRISTO NASCEU." - Djair, jogador do Belenenses ao chegar a Belém/Restelo no dia que assinou contrato com este clube

"NEM QUE EU TIVESSE DOIS PULMÕES ALCANÇAVA ESSA BOLA." - Roger, jogador do Benfica emprestado a um clube brasileiro"

EM PORTUGAL É QUE É BOM. LÁ, A GENTE RECEBE SEMANALMENTE DE 15 EM 15 DIAS. - "ARGEL, jogador do BENFICA"

EU DISCONCORDO COM O QUE VOCÊS DISSE." - Derlei, do F. C. PORTO, em entrevista ao Jornal Record"

NO PORTO É TODO MUNDO MUITO SIMPÁTICO. É UM POVO MUITO HOSPITALAR. - "Deco, Ex-Jogador do FC Porto, a comentar a hospitalidade do povo da invicta"

JOGADOR TEM QUE SER COMPLETO COMO O PATO, QUE É UM BICHOAQUÁTICO GRAMÁTICO. - "César Prates, Ex-jogador do Sporting FC"

O DIFÍCIL, COMO VOCÊS SABEM, NÃO É FÁCIL. - "Jardel no seu melhor"

O DECO É INVENDÁVEL, INEGOCIÁVEL E IMPRESTÁVEL. - "Pinto da Costa ao recusar a oferta de um clube espanhol"

Esta nova terapia traz esperanças a todos aqueles que morrem de cancro em cada ano. - "Dr. Alves Macedo - ONCOLOGIA"

Os sete artistas compõem um trio de talento. - "Manuela Moura Guedes - TV"

A polícia encontrou no esgoto um tronco que provém, seguramente, de um corpo cortado em pedaços. E tudo indica que este tronco faça parte das pernas encontradas na semana passada. - "Agente PAULO CASTRO - Relações Públicas da P.J."
Os nossos leitores nos desculparão por este erro indesculpável. - "Rui Lima - Jornal "A BOLA""

O acidente provocou forte comoção em toda a região, onde o veículo era bem conhecido. - " António Bravo - SIC"

À chegada da polícia, o cadáver encontrava-se rigorosamente imóvel. - "Ribeiro de Jesus - PSP de Faro"

A polícia e a justiça são as duas mãos do mesmo braço. - "Bento Ferreira - Juiz"

O acidente fez um total de um morto e três desaparecidos. Teme-se que não haja vítimas. - "Juliana Faria - TV Globo"

O acidente foi no tristemente célebre Rectângulo das bermudas. - "Paulo Aguiar - TV Globo"

Quatro hectares de trigo foram queimados. Em princípio trata-se de incêndio. - "Lídia Moreno - Rádio Voz de Arganil"

Antes de apertar o pescoço da mulher até à morte, o velho reformado suicidou-se. - "João Cunha - testemunha de crime"

Um morreu e o outro está morto. - "Manuela Moura Guedes"

Juskowiak tem a vantagem de ter duas pernas !- "Gabriel Alves"

Lá vai Paneira no seu estilo inconfundível... (pausa) ...mas não, é Veloso. - Gabriel Alves

A China é um país muito grande, habitado por muitos chineses... - " Charles de Gaulle"

Quem corre agora é o Fonseca, mas está parado. - "Jorge Perestrelo "

Estar vivo é o contrário de estar morto. - "Lili Caneças"

Fumar mata. Quando se morre, perde-se uma parte muito importante da vida. - Brooke Shields

"Ordem dos Farmacêuticos desaconselha recurso ao Saúde 24"


A Ordem dos Farmacêuticos (OF) desaconselhou hoje o recurso à Linha Saúde 24 porque não reconhece a validade das informações prestadas pelo serviço em matéria de medicamentos."Desaconselhamos o recurso da população a este serviço enquanto a entidade gestora não proceder à contratação de profissionais com formação e competências adequadas", lê-se num comunicado hoje divulgado. A linha Saúde 24 foi criada em 2007 para dar assistência em cuidados de saúde, fazendo triagem e aconselhamento dos utentes, tendo em vista evitar que estes se desloquem aos hospitais e centros de saúde sem necessidade. A OF alerta que este aconselhamento terapêutico não tem sido supervisionado por um farmacêutico e que "é efectuado por colaboradores sem qualificações para o efeito", o que constitui não só uma infracção ao Estatuto da Ordem, como ao próprio contrato de concessão estabelecido entre a Direcção Geral da Saúde e a Linha de Cuidados de Saúde, SA. De acordo com aquele estatuto (decreto-lei 288/2001) é da exclusiva responsabilidade dos farmacêuticos a informação e consulta sobre medicamentos de uso humano e veterinário e sobre dispositivos médicos, sujeitos e não sujeitos a prescrição médica, junto de profissionais de saúde e de doentes. "As recentes notícias vindas a público sobre o funcionamento deste serviço, e os testemunhos de alguns colegas farmacêuticos que nele trabalharam, reflectem, aliás, alguma desorganização no serviço e comprovam os receios da OF em relação às informações que são disponibilizadas à população", acrescenta no comunicado. A OF adianta que já solicitou uma reunião com a entidade gestora do serviço para analisar este "incumprimento do acto farmacêutico" e resolver um problema que considera "grave" e que "poderá inclusivamente colocar em causa a saúde e qualidade de vida" dos doentes e as terapêuticas que lhes formam prescritas. "Até ao regular funcionamento deste serviço, a OF sugere aos doentes que dissipem as suas dúvidas em matéria relacionadas com medicamentos junto dos cerca de seis mil farmacêuticos que diariamente se encontram nas farmácias portuguesas", anuncia. A ordem anuncia ainda a intenção de se manter "vigilante" em relação a informações sobre medicamentos que são disponibilizadas ao público em geral "neste como em outros serviços".


iN "PUBLICO"


É curioso, uma linha que foi consideradaq uma mais valia, quer por médicos quer por farmacêuticos, agora virou a inimigo público...

Algo se passa. não???

sábado, 22 de novembro de 2008

OPUS DEI, afinal já estão em PORTUGAL


"Em 1946 chegavam a Coimbra os primeiros membros do Opus Dei. Hoje a presença apostólica do Opus Dei estende-se a várias cidades do continente e ilhas."



O Fundador do Opus Dei, S. Josemaria Escrivá, veio pela primeira vez a Portugal em 5 de Fevereiro de 1945, a instâncias da Irmã Lúcia, que conhecera em Tuy.


Essa viagem, em que foi acompanhado pelo Bispo de Tuy, e duas mais nesse mesmo ano, permitiram-lhe conhecer o nosso país, contactar com o Cardeal Patriarca de Lisboa, com os bispos de Braga, Porto, Coimbra e Leiria e e decidir o começo imediato do apostolado do Opus Dei. Um ano depois chegavam a Coimbra vários membros do Opus Dei em estudos de pós-graduação, montando uma residência universitária nessa cidade. Posteriormente seria a vez do Porto (1948) e Lisboa (1951).Até 1972 S. Josemaria voltaria com frequência a Portugal, que também o atraía particularmente por Fátima, da qual foi "o primeiro peregrino elevado aos altares", como fez notar D. Alberto Cosme do Amaral, Bispo de Leiria-Fátima até 1993.Em 1946 saiu a primeira versão portuguesa de "Caminho" (tradução de Urbano Duarte), acontecimento importante para a difusão do espírito do Opus Dei por todo o país.Em 1951 começou o apostolado feminino, que seguiu um percurso semelhante, e em 1954 começou a desenvolver-se a Sociedade Sacerdotal da Santa Cruz, associação inseparável da Prelatura e composta pelos sacerdotes da Prelatura e por sacerdotes diocesanos que dela recebem orientação espiritual.O principal apostolado da Prelatura é o apostolado pessoal dos seus fiéis com todos os que os rodeiam.Para além disso, a alguns equipamentos de carácter formativo ou assistencial a Prelatura, por acordo com os seus responsáveis, presta formalmente assistência pastoral. É o caso, por exemplo, do Colégio Universitário Montes Claros (http://www.montesclaros.pt/) e da Residência Universitária dos Álamos (http://www.alamoslisboa.org/).Hoje, em Portugal, a Prelatura conta com cerca de mil e quatrocentos fiéis, distribuídos por todas as zonas do continente, Madeira e Açores, além dos que se dispersaram por vários países europeus, americanos, africanos e asiáticos. Conta ainda com os Cooperadores: amigos que colaboram nos seus apostolados sem pertencerem ao Opus Dei, e que podem inclusive ser não católicos e até não cristãos, e participam de algum modo nos bens espirituais da Prelatura.Existem centros da prelatura em Braga, Porto, Miramar, Viseu, Coimbra, Lisboa, Montemor-o-Novo e Ponta Delgada.


E agora pergunto, será mesmo verdade o que eles contam??? Será que existem para servir o bem ou a eles próprios??
Deixo a ideia, agora o pensamento é vosso…

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

FRASE DO MÊS




"ESTE COMPUTADOR ESTÁ PENSADO PARA CRIANÇAS.
É RESISTENTE AOS CHOQUES.TODOS OS MEUS ASSESSORES TÊM ESTE COMPUTADOR.NÃO PRECISAM DE MAIS!"


José Sócrates sobre o "Magalhães"




VALE A PENA PENSAR NISTO, talvez se encontre o segredo de muitos problemas...

"Ministra da Educação vai “zelar” " versus "Ela não Cumpriu, e nós vamos lutar"

É engraçado ouvir certas entrevistas tanto do lado da ministra como do lado dos professores em que no fim de ouvirmos com muita atenção, e repetidamente chegamos à conclusão que na verdade estão os dois errados…
Ora eu explico, uns são teimosos, outros não cumprem o que prometeram. Ainda há aqueles que dizem que dizem, mas afinal não dizem nada.
Estão loucos por continuar a luta e porque? Porque estão a CAGAR para os alunos. Pois é essa verdade dura e crua é essa.
Ora vamos lá pensar, enquanto uns andam a obrigar a avaliação, não têm a preocupação da correcção curricular que é essencial, nem da avaliação da carga horária escolar, mas para isso que é preciso não há tempo… É MAIS FIXE DAR NA CABEÇA AOS PROFESSORES.
Quanto aos outros, “É PÁ IR PARA LISBOA É FIXE”, ou melhor “AVALIAÇÃO PARA QUE? DE UMA OU DE OUTRA MANEIRA NÓS É QUE MANDAMOS”, “AS ASSOCIAÇÕES DE ESTUDANTES JÁ SÃO NOSSAS, MAIS UNS DIAS DE FÉRIAS ”… Bem acho que já estamos a chegar a um consenso… A UMA VERDADE…
È essa mesmo… Para que trabalhar quando podemos divertir-nos… Ao cabo e ao resto quem paga é o aluno

OdSo

"E o Burro Sou eu ?"


“Num excelente início de encontro, Portugal começou a ganhar mas viu o ex-portista Luis Fabiano dar a volta ao marcador. Mas a partida continua muito interessante, apesar de algum ascendente canarinho...”
“Falta de Thiago Silva sobre Ronaldo e Portugal beneficia de um livre perigoso em zona frontal. O remate do capitão português esbarra na barreira e a bola sai pela linha de fundo.”

Ora aqui estão duas frases que me ficaram no ouvido.


Talvez pelo dizer tudo e nada, a redundância, a falta de objectividade, e talvez a simples estupidez do acto… Uma marca não só o que é o futebol mas também o que vai na alma de quem diz “dar tudo por tudo pela cor do seu país ”, a outra por seu lado mostra a débil afirmação de quem quer a todo o custo dizer que está tudo bem, mas afinal não é bem assim.
É terrivelmente real tudo que se passou, a falta de auto estima e de sentido do real da nossa selecção. Existiu quem pensa-se que ter Ronaldo é tudo… como quem pense no futebol que ter os “melhores” e sinonimo de “está ganho.”.
Como viram estão errados, ter os melhores não é tudo… ter uma equipa equilibrada, ou melhor, ter uma ” equipa”(para quem não percebeu eu explico, ter uma equipa neste sentido, é no verdadeiro sentido da palavra, é no sentido de união, de fraternidade de ajuda entre todos e tudo, “a nossa força é tanta quanto a forma que damos ao que está ao nosso lado” ).
Fico a espera de ver se ao fim de uma lição de vida destas vamos cair na real, e deixar de “Verniz e Brilhantina ”, e transformar o indivíduo, na EQUIPA.

OdSo