segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Valor das coisas...


"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram,

mas na intensidade com que acontecem

Por isso existem momentos inesquecíveis,

coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

Fernando Pessoa

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Ouvir e Saber ouvir.

Deixou aqui um texto que publiquei em -http://olhamosemfrente.blogspot.com/

Conseguir ouvir os outros, ouvir aqueles que não pensam como nós, pessoas que emitem opiniões de que discordamos, é qualidade do verdadeiro democrata.

Todas as pessoas têm o direito de se expressar, mesmo que não defendam muitas das nossas posições, têm todo o direito de dizer sim ou não, concordar ou discordar.

É que anda por aí muita gente por esse mundo fora, que pensa que só o que eles pensam é que é verdade e que nada, absolutamente nada se lhe pode opor. Ninguém pode discordar deles, porque só eles são os únicos detentores da verdade.

E maravilhoso ver como se enfurecem quando alguém os contradiz ou deles discorda. Detentores exclusivos da verdade, assim o pensam, ei-los a utilizar toda a lábia de que dispõem para fazer vingar a “sua verdade”.

A maior parte das vezes usam argumentos sem consistência, sem sinceridade e o que é pior sem verdade. Fazem habilidades, e maroscas para que seja sua a “Verdade”.

A consciência saiu de moda, tal como os valores, nada mais interessa a não ser levar avante as “Verdades”. Existe simplesmente o interesse, o valor da nação, do distrito, do concelho, nada interessa.

Os valores, os ideais, a moral, deixou de ter valor? Será que ninguém sente na pele os malefícios do que está a acontecer? Onde está a coragem de mudar? Fica a pergunta.

domingo, 14 de novembro de 2010

TENHO OS MEUS OLHOS CANSADOS

Outra noite, e simplesmente o mesmo…

Continuo hipnotizado, tentando encontrar os sinais…

Mais uma noite, aqui sozinho…

Tanto sonho, tanta lágrima… Tanta solidão… Só quero encontrar a minha razão.

Custa dar voltas e voltas, e tudo voltar a ser como era. Sentimentos que partem, que voltam… Que fazem a lágrima cair, que arrancam a pouca alma que resta.

Tenho os meus olhos cansados, de tanto tentarem olhar… De tanto quererem ver…

E eu sei que não iram ver, não vou chegar, não vão desistir…

Vem, deixa-me ver… deixa-me desistir… Simplesmente guardar…

Tenho os meus olhos cansados…

sábado, 13 de novembro de 2010

EM SILÊNCIO


Em silêncio... a noite escoa

O silêncio do mar esvazia...

Sai pela rua ruidosa...

Onde o silencio da minha alma

Elevou pelo ar o ruido

O ruido do silêncio da alma.

A noite em silêncio deixou-me só

Pois, só... triste e só

A chuva cai...

que noite...

quebra o silêncio...

o silêncio da minha alma...

a noite passa para o dia...

mudamos, melhor mudei...

Nasceu... nasceu o dia...

Em silêncio, nasceu

E agora minha alma...

Deixou o ruido do silêncio...

E voou...

Ricardo santos

24/11/04

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

E BUM…


Não há dúvida de que é inútil e nefasto lamentarmo-nos perante o mundo, não vale mesmo a pena…

Será que vale a pena a lamentação para nós próprios.

Para que, o lamento para nós próprios, para podermos ter piedade de nós próprios? Não vale a pena… A piedade é um corrosivo da alma.

O lamento de espírito pode fazer de nós exangues e fazer lamentar a nossa própria existência.

Resta apenas uma coisa a fazer, aproveitar as fraquezas, o nosso amolecido, para fortalecer a nossa energia interior. Retirar experiências, verdades da vida.

Tratar a vida de forma a parecer um filme, onde podemos fazer tudo o que nos vem na alma, e quem sabe, ficarmos perplexos, com a nossa própria força…

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Os jovens e a política...

Neste momento é frequente ouvir da boca de muitos jovens frases como: "A política é chata!", ou "Isso é um desperdício de tempo!",ou "Não vai adiantar nada!", entre outras que penso que em nada dignificam os jovens, colocando-os mesmo a jeito de ouvir certas e determinadas coisas.

Assim sendo, será que os jovens perderam interesse pela vida associativa? A resposta, é certamente um sim, muitos dos jovens actuais preferem optar por estar longe da vida política do seu país, ficando centrados no seu próprio "umbigo". Tal deve-se ao facto dos partidos políticos não irem ao encontro dos interesses dos jovens. Além disso, com o crescente individualismo que a sociedade actual está a causar nas gerações actuais e vindouras é previsível que tal situação se vá agravar ainda mais.

Mas é muito mau, uma vez que nós, os jovens, somos aqueles vão ter de governar o país no futuro... Além disso, criticar a sociedade, as políticas actuais é simples, mas, o que se pede é que se vá mais além, que participem, não é preciso filiação em partidos, basta apenas ser cidadão, algo que me atrevo a dizer que 90% dos jovens não sabem o que quer dizer.

O mais importante do exercício da nossa cidadania é que se manifestem e que de alguma forma contribuam para mudar aquilo que está mal.

Espero que este meu pequeno texto desperte a atenção dos jovens, e que sirva de estímulo a que, mais jovens, sejam acima de tudo cidadãos.